Os Cuidados para se Comprar pela Internet

Escrito por Márcio Mello em quarta-feira, 26 de junho de 2013 | 18:00

O Procon fez um alerta sobre como os consumidores online devem se proteger ao comprar produtos pela internet, ou seja, quais medidas mais seguras, para poder realizar a compra sem prejuízos ou dores de cabeça. O Procon reuniu algumas medidas, baseadas nos erros mais comum dos consumidores para compor o aviso.



Comprando Pela InternetComprando

Descubra primeiramente se o site em que pretende efetuar as compras possui reclamações, podendo acessar o site do Procon e fazer uma busca rápida, a consulta é grátis e deve ser feita a partir do nome da empresa ou número de CNPJ que o mesmo apresenta, no cadastro de informações do Procon.
Buscar a lista de sites que possuem reclamações é outra medida eficaz, o Procon possui disponível esta lista em formato PDF, para que o consumidor possa visualizar os sites que não possuem dados em órgãos como a Junta Comercial e Receita Federal.

Verificar se o site possui registro brasileiro, também é um fator importante, podendo ser feito através do portal Registro.br, bastando inserir a URL do site para consulta. Para sites que tem como terminação  ".com" ou ".net", devem ter suas buscas no portal Who.Is.

Os produtos que apresentam valores muito abaixo do que é observado no mercado, ou seja, a média de preços apresenta valor "X", e o site apresenta um valor muito abaixo, deve-se ter uma desconfiança.
O site deve apresentar as formas de pagamento como carão de crédito, boleto bancário ou sistemas de pagamento seguro via online, pois depósitos em conta corrente ou caderneta de poupança, são indícios de um golpe que será aplicado.

Ao efetuar uma compra, o site confiável envia uma confirmação por e-mail, nesta confirmação consta o nome da empresa, os valores que devem ser pagos e os itens comprados, este tipo de informação não deve ser descartado.

Fique atento a data de entrega do produto que deve ser especificada pela loja virtual, e principalmente nos valores de frete que somente aparecem em sites confiáveis. Estas informações devem ser buscadas dentro do site antes de efetuar a compra, para que você possa estar atento ao real valor pago e no tempo de entrega do produto, sendo essencial que faça reclamações caso atrase.
COMPARTILHE :
Deixe o seu comentário:
 
Copyright © 2013. Guia Do Internauta - Todos os Direitos Reservados.