Como acessar a rede wi-fi pública

A conexão às redes wi-fi está cada vez mais fácil. A maioria dos estabelecimentos voltados para o lazer, como clubes, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, shoppings, aeroportos e até paradas de coletivos e orelhões já estão oferecendo esse serviço. Em muitos casos, o acesso público é pago ou restrito a usuários cadastrados. Em outros, é aberto a quem desejar, como no caso das praças digitais ou cidades digitais, onde qualquer pessoa pode acessar a rede pelo tempo que desejar. Segundo o IBGE, 14% dos municípios brasileiros já oferecem acesso gratuito à internet para seus moradores.



Apesar disso, em algumas situações você pode ter dificuldades para acessar. Se você está em uma área com acesso gratuito à rede wi-fi (identificada com placas de WI-FI Zone) e não consegue se conectar, pode ser que a rede esteja congestionada devido ao excesso de usuários. As redes públicas do governo costumam ser dimensionadas para a população residente, e em caso de eventos com grande aglomeração com muitos usuários conectados simultaneamente, pode ocorrer congestionamento da rede. Por isso, muitos provedores de acesso gratuito cadastram seus usuários, para evitar o acesso de intrusos.


No entanto, pode ser que o dispositivo esteja com algum problema. Os dispositivos móveis como iPhone, os SmartPhones com Android, os notebooks e até mesmo os computadores fixos costumas estar preparados para acessar as redes wi-fi. Se seu dispositivo for um notebook e não tiver placa de wi-fi, é possível usar um adaptador USB que custa pouco mais de R$ 50,00 e torná-lo um equipamento wi-fi capaz de acessar a rede.

É preciso também tomar cuidado com a segurança dos dados. As redes públicas gratuitas ou pagas são acessadas por centenas de pessoas. Algumas delas podem estar procurando usuários incautos para roubar dados como senhas de sites e programas, dados do cartão de crédito ou dados bancários. Por isso, nunca acesse o site do banco nem use o cartão para fazer compras online a partir de uma rede pública.
Como acessar a rede wi-fi pública Como acessar a rede wi-fi pública Revisado por Márcio Mello em 2014-07-06T19:57:02Z Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.