O homem foi trocado pela máquina

A aceitação social da tecnologia exige estudos que avançam muito além dos limites do capital. No entanto, é preciso que pessoas e empresas se comprometam.

Homem Vs MáquinaQuando uma nova máquina substitui o trabalho de centenas de pessoas, como ocorreu com o tear mecânico da Revolução Industrial ou com as colheitadeiras de cana atualmente em São Paulo, a primeira reação das pessoas é a indignação e a revolta. Na Revolução Industrial, um tear mecânico deixou milhares de artesãos desempregados, pois uma única máquina podia tecer mais fibras que uma cidade inteira de pessoas fazendo isso à mão. Revoltados, os artesãos quebraram tudo e botaram fogo nas máquinas. Mas as máquinas ficaram e eles foram extintos.

Colheitadeira de CanaNos canaviais de São Paulo, Espírito Santo e no Nordeste, colheitadeiras de cana engolem em poucas horas canaviais inteiros, em um trabalho que supera o de 700 cortadores de cana, munidos de facão e bóia fria. O mesmo ocorre com as colheitadeiras de milho, feijão, trigo, soja, algodão, laranja, café e tudo mais que se produz nas lavouras. O que acontece com as pessoas que antes ganhavam seu alimento colhendo esses produtos? Ficam desempregadas!

No entanto, esse desemprego é uma bênção. A industrialização penalizou o operário durante séculos. Até hoje existem injustiças. No entanto, quando uma máquina extingue o trabalho dos cortadores de cana ou de outros produtos agrícolas está prestando um benefício social. Confiadas nesses trabalhos que são extremamente penosos e pouco remunerados, muitas pessoas deixaram de estudar, aprender uma profissão, buscar melhora de vida. Achavam que seu destino era colher coisas e ganhar pouco, e quando chegava a idade e não podiam trabalhar, ficavam na miséria.

Salas de Aulas Vazias
A incorporação tecnológica deve caminhar lado a lado com o planejamento social, buscando alternativas para as pessoas que perderão suas funções assim que uma nova técnica ou nova máquina entrar em operação. No entanto, nunca se deve evitar a incorporação tecnológica sob o pretexto de proteger o posto de trabalho de baixa qualidade e eficiência. Em vez disso, as pessoas que perdem suas funções para a máquina devem ser capacitadas para novas funções. Ou serão extintas. Qual a sua opinião sobre isso?
O homem foi trocado pela máquina O homem foi trocado pela máquina Revisado por Márcio Mello em 2014-07-06T19:45:09Z Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.