O que é a usabilidade de uma tecnologia

Usabilidade é a qualidade de um produto que o torna útil e efetivo para os fins a que se propõe, dentro das condições de uso para as quais ele foi desenvolvido.

Durante centenas de anos a eletricidade foi apenas uma curiosidade científica, sem nenhuma utilidade prática. Os pesquisadores sabiam que ela existia, explicavam seu funcionamento, faziam experiências de laboratório e nas salas de aula, mas ninguém tinha a mínima idéia de como usá-la para fins práticos. O termo eletricidade, ou elétron vem de âmbar, uma resina que se carrega eletricamente ao receber atrito com alguns materiais como a seda ou o cabelo humano, por exemplo. Bastões de âmbar eram esfregados dessa forma para atrair pedaços de papel ou pequenos objetos, ou ainda soltar faíscas elétricas.



Há milênios as pessoas conheciam o efeito dos choques elétricos desferidos por peixes ou por raios. No entanto, somente no século XIX os engenheiros foram capazes de encontrar meios para a utilização residencial ou industrial da eletricidade. Atualmente há muitas pesquisas ainda em fase experimental. A física quântica, os raios laser, o plasma, a antimatéria, os metamateriais e muitas outras pesquisas estão ainda em sua fase embrionária, apesar de algumas já encontrarem usabilidade.

Segundo a International Organization for Standardization (ISO 9241) usabilidade consiste em medir a capacidade de um produto em relação a sua função específica, para uso específico, gerando satisfação em um contexto específico, com resultados efetivos. Ou seja, uma tecnologia tem que ser funcional e prática para os propósitos a que se destina. Dessa forma, uma dieta para emagrecer quem que efetivamente levar ao emagrecimento. O motor de um carro tem que fazer o carro andar de forma prática. Um computador tem que funcionar como computador (isso é óbvio).

Tudo isso pode parecer muito evidente, mas tem gente inventando e vendendo coisas que não funcionam, seja na área médico-farmacêutica, na eletrônica, na mecânica, etc. Que o diga quem já comprou pendrives genéricos de 128gb na Santa Efigênia ou dietas para emagrecer no mercado municipal, ou tablets em determinados sites. No entanto, quando uma tecnologia não funciona, logo é rejeitada.

O que é a usabilidade de uma tecnologia O que é a usabilidade de uma tecnologia Revisado por Márcio Mello em 2014-07-06T19:45:09Z Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.