Onde começa o investimento em tecnologia

Escrito por Márcio Mello em sexta-feira, 5 de julho de 2013 | 17:00

Dizem que o computador é uma máquina excelente para resolver problemas que não existiam antes que ele fosse inventado. Quem diz isso não tem idéia do quanto isso é verdade. Na verdade, comprar computadores sem antes estruturar os processos de trabalho e planejar a estratégia de gestão e investimentos é arrumar ainda mais problemas e gastar dinheiro sem necessidade. Muita gente pensa que investir em tecnologia e informatizar é comprar máquinas, por isso se decepcionam com os resultados.


Investir em tecnologiaÉ preciso entender o significado de tecnologia para decidir de forma estratégica quais são os instrumentos adequados para colocar um determinado plano em gestão. Esses instrumentos podem ser pessoas, animais, imóveis, ferramentas, máquinas de vários tipos, computadores, softwares e informações. Quando a gestão é pensada de forma global e estratégica, cada recurso adicionado será escolhido no momento certo, com as características certas, pelo preço certo com o potencial bem dimensionado.

Por mais caros e eficientes que sejam os computadores e os sistemas de software, de nada servirão se você não organizar primeiro os processos internos, seguindo um excelente plano estratégico. Portanto, antes de investir em máquinas, é preciso investir em qualificação da equipe e em planejamento.

No Brasil, a maioria das empresas fecha as portas antes do segundo ano de vida. A causa é a falta de planejamento. Pessoas que acham que conhecem o negócio gastam fortunas com aluguel, reformas, máquinas e equipamentos, suprimentos, estoques e se esquecem de fazer pesquisa de mercado, tendências, concorrência, margem de lucro, tempo de retorno do investimento. Com isso, as despesas surgem aos montes, as vendas não acontecem e o fôlego do capital se esgota. Em menos de dois anos.

Um bom plano pode ser executado até mesmo sem a ajuda de computadores potentes ou softwares caros, desde que tenha boas estratégias. Para isso, é preciso um time de pessoas que sabem o que querem e como chegar aos objetivos. As máquinas podem acelerar todo o processo, mas nunca substituem a estratégia.
COMPARTILHE :
Deixe o seu comentário:
 
Copyright © 2013-. Guia Do Internauta