Soluções para oferecer rede wi-fi nas cidades

Escrito por Márcio Mello em segunda-feira, 8 de julho de 2013 | 17:35

A maioria dos aeroportos brasileiros já possui rede wi-fi pública e gratuita. Os locais que possuem acesso público à rede possuem placas sinalizando com as palavras “WI-FI Zone”, seguidas das informações sobre as condições de acesso, como necessidade de senha ou tempo de uso. Alguns terminais de ônibus de São Paulo, por exemplo, oferecem acesso gratuito à rede wi-fi para os passageiros por até 15 minutos. Por isso, nem toda rede wi-fi pública é gratuita, nem toda rede pode ser acessada sem senha.
Idéias para Wi-fi

Os aeroportos de Manaus, Pampulha e Confins, Congonhas, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Santos Dummont e Galeão possuem acesso gratuito à rede wi-fi, segundo a Infraero. Segundo o IBGE, 14% dos municípios brasileiros oferecem acesso a redes wi-fi para seus moradores. Projetos públicos estão incentivando a instalação de redes wi-fi públicas, como forma de inclusão digital. A maioria dessas redes funcionam em escolas, universidades e praças digitais.

Ao redor do mundo, muitas cidades estão inteiramente cobertas por redes wi-fi. No Brasil ainda é pequena a cobertura. No entanto, já existem projetos interessantes nesse sentido. Existem projetos piloto de redes wi-fi em taxis em Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, em função da cobertura da copa do mundo. Nos taxis, a rede é oferecida gratuitamente durante a corrida, pelo tempo de 15 minutos.

Wi-fi em locais públicosNa origem de uma rede wi-fi existe uma conexão convencional à internet, da mesma forma que funciona em casa ou no escritório. Um modem capta o sinal, que é distribuído por um roteador. Nas redes públicas de grande porte há equipamentos para gerenciar a rede e garantir a proteção, ou identificação dos usuários, por exemplo. Para oferecer acesso à internet em taxis ou ônibus, é feita uma conexão 4G antes do roteador.

Essa é a solução que a cidade de São Paulo pretende usar, por exemplo, para prover acesso wi-fi dentro dos ônibus coletivos. Nas paradas de ônibus, a coisa fica mais fácil, pois é possível se conectar à rede telefônica e oferecer acesso via ADSL. Por isso, algumas paradas de ônibus já oferecem acesso wi-fi.
COMPARTILHE :
Deixe o seu comentário:
 
Copyright © 2013-. Guia Do Internauta