Tecnologia e Segurança Doméstica: Fechadura Digital

Escrito por Márcio Mello em sexta-feira, 27 de março de 2015 | 09:30

A Engenharia de Controle e Automação ainda que seja um termo desconhecido para alguns, tem sido uma área em constante crescimento pois a mesma depende de novas ideias, novas tecnologias que alavanquem ainda mais a carreira desses engenheiros.

Algumas tecnologias que encontramos hoje em smartphones, por exemplo, já estão sendo muito utilizadas em áreas relativas à segurança, a exemplo da doméstica. É claro que no Brasil isso ainda não tem uma presença muito forte mas no exterior já é uma realidade, como podemos ver nos filmes inclusive.

Fechadura Digital?

Você já deve ter ouvido falar em NFC, certo?

Uma forma de comunicação que ficou famosa alguns anos atrás. Alguns smartphones da época vinham com alguma tag para ser usada com o NFC. O recurso funciona como uma espécie decodificador, o usuário passava o celular perto da tag e automaticamente a função dela era reconhecida.

Tecnologia e Segurança Doméstica: Fechadura Digital
Fonte: Youtube
A tecnologia usada nesse novo tipo de fechadura eletrônica é bastante parecida com  comunicação NFC. A ideia é que em vez de chaves clássicas você vai ter no seu chaveiro um chip que funcionará como a tag do NFC e lhe permitirá o acesso.

Um modelo que pode ser tirado como referência por ser mais facilmente encontrado em lojas virtuais aqui no Brasil, é o da Samsung, SHS -1321.

O Plano B

Mas e se eu perco o chip?

Calma, calma, não criemos pânico já diria nosso querido Polegar Vermelho. O usuário também cadastra uma senha numérica que pode ser digitada no painel do aparelho, caso tenha perdido o chip.

Tecnologia e Segurança Doméstica: Fechadura Digital
Fonte: Beta Informática
Uma coisa interessante é que o SHS-1321 sugere diversos números aleatórios no display antes de solicitar a senha do usuário. Isso é feito para impedir que rastros biométricos fiquei no display de forma que seria muito prático de alguém rastrear as digitais e descobrir a senha.

Vale para empresa também?

Se você tem um estabelecimento com uma certa quantidade de funcionários e alguns deles não deveriam ter acesso a algum local, pelo menos não após determinado horário, talvez tenha encontrado a solução para seu problema.

Um outro recurso interessante dessa nova tecnologia e desse produto em particular também, é que é possível criar registros específicos e adicionar a eles horários possíveis de acesso. Dessa forma, cada funcionário terá sua senha específica e essa senha só funcionará dentro do horário estipulado por você.

Não é preciso ser fanático por segurança para ver que a tecnologia está se fazendo mais presente, talvez até por necessidade, infelizmente.

E aí, o que achou dessa fechadura digital?
COMPARTILHE :
Deixe o seu comentário:
 
Copyright © 2013-. Guia Do Internauta