Era uma vez o Grooveshark... - Serviço foi encerrado

Quem é um amante de música e sofria para encontrar músicas grátis para ouvir na internet certamente ouviu falar e talvez utilizou bastante o bom e velho Grooveshark. Porém, uma triste notícia chegou na última semana para os usuários de um dos pioneiros entre os serviços de streaming de músicas: a despedida do Grooveshark.


Era uma vez o Grooveshark

Em uma época em que a ideia do compartilhamento e streaming ainda não estava consolidada como hoje, surgiu o Grooveshark, um site onde era possível ouvir músicas. Não se falava em apps como Deezer ou Spotify, portanto ele era realmente uma das poucas opções quando não a única de qualidade.

Era uma vez o Grooveshark... - Serviço foi encerrado
Fonte: hollywoodreporter.com

Problema com direitos autorais

O problema que findou o serviço foi o que se esperava. Já há não muito tempo, boa parte das músicas do site estavam sendo retiradas por conta de não autorização por parte dos artistas e/ou gravadoras. Atualmente diz-se que cerca de cinco mil músicas foram excluídas do Grooveshark e que a multa ultrapassaria a marca de 700 milhões de dólares.

São muitos "zeros" para poder pensar em dar um jeito na situação e tentar continuar de pé, com isso o site anunciou o encerramento do serviço de uma forma um tanto quanto "amigável". Foi confirmada também, por parte dos idealizadores do Grooveshark, o problema com as licenças das músicas com as respectivas gravadoras.

Quando o site é acessado agora, é mostrada uma mensagem de despedida para seus "queridos fans de música". A mensagem obviamente está em inglês, mas no geral eles falam sobre a ideia inicial do Grooveshark, de levar música aos ouvidos de todos, sem restrições e que eram um dos únicos que faziam isso durante um bom tempo e que hoje em dia existem diversas formas de ouvir música por um preço baixo, seja pelo Deezer ou Spotify, que já foram citados anteriormente.


Era uma vez o Grooveshark... - Serviço foi encerrado
Fonte: Guia do internauta


O cerco está fechando

Não podemos esquecer do apagão do servidor do MegaUpload, tão utilizado para downloads de tudo que é tipo de arquivo e também das idas e vindas do Piratebay que é quase uma fênix entre os sites de torrent's. Quem mostrou as garras para esse tipo de serviço foram os estúdios de Hollywood que disseram querer depressa o fim dos sites que disponibilizam torrent's de filmes.

Do jeito que as coisas estão indo não dá pra saber o que esperar do futuro desses sites. Por enquanto, podemos apenas deixar nossos pêsames aos usuários do Grooveshark e lamentar pela sua partida.

Era uma vez o Grooveshark... - Serviço foi encerrado Era uma vez o Grooveshark... - Serviço foi encerrado Revisado por Márcio Mello em 2015-05-08T21:58:00Z Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.