Operadoras proibidas de parar a conexão quando o pacote de dados expira

Há algum tempo está rolando uma grande história sobre os serviços de internet prestados pelas operadores de telefonia. Dessa vez, pode acontecer de as operadoras vigentes no Estado do Rio de Janeiro ficarem proibidas de impedir o cliente de ter acesso à internet quando seu pacote de dados expira.

O alicerce de toda essa questão é a informação mal passada aos clientes. Tudo é vendido como se fosse ilimitado, mas mesmo com "tudo" ilimitado, não é possível continuar navegando e não é preciso muito para ter o desprazer de receber a mensagem informando que atingimos o limite diário.

Mas não era ilimitado?

Depois de uma demanda considerável no Procon, essa ação judicial mais recente visa fazer com que as operadoras pelo menos informem de forma mais eficiente e clara como funciona o consumo de dados, já que segundo a própria Anatel, o ato de privar a conexão do cliente não é considerado ilegal. Entretanto, tudo isso deve ser informado previamente.


Operadoras proibidas de parar a conexão quando o pacote de dados expira
Fonte: blogdafloresta.com.br
A grande questão é que a maioria das pessoas não tem acesso à essa informação e as operadoras também não a passa para seus clientes. Só falam a parte de ser ilimitado (não por muito tempo, devem pensar alguns).

Quando não há clareza nas informações quando o pacote é contratado, tudo pode ser considerado como propaganda enganosa, de certa forma.

Sendo assim, essa última ação pretende proibir as empresas vigentes no Rio de Janeiro (Oi, Tim, Claro e Vivo) de realizarem esse corte, de forma que deverão manter a conexão, ainda que de forma lentamente "ilimitada", afinal não faz sentido assinar um plano e depois ter que pagar pela conexão no "varejo".

Operadoras proibidas de parar a conexão quando o pacote de dados expira
Fonte: minhainformacao.com.br


Enquanto essa história não ganha um final, vejamos aqui os campeões de consumo de dados em pacotes móveis:

- Execução de vídeos - Se possível use sempre uma rede wifi para baixar seus vídeos.

- Envio de áudio/mensagens de voz - Pode parecer pouco mas além de ocuparem bastante espaço na memória do telefone, também é consumido bastante do pacote de dados com os envios de áudio. Portanto, escreva mais e fale menos no "zap zap".

- Streaming de músicas - Se você tem contratado serviços como Spotify ou Deezer, opte por salvar suas playlist's offline. Vale lembrar que este recurso está disponível apenas para as versões pagas dos dois app's.

- Navegação em sites que não tem versão mobile - Quando acessamos um site que não tem uma versão mobile, o celular terá que carregar todo aquele conteúdo que não foi desenvolvido para celular e sim para um computador, que processa dados de uma forma muito mais rápida e eficiente.

Por fim, vale lembrar que existem app's que analisam o consumo de dados de forma detalhada, vale a pena dar uma olhada na loja de seu smartphone e procurar por um deles, se necessário.

Esperamos que essas dicas ajudem um pouco e vamos aguardar o final dessa história.



Operadoras proibidas de parar a conexão quando o pacote de dados expira Operadoras proibidas de parar a conexão quando o pacote de dados expira Revisado por Márcio Mello em 2015-05-07T22:01:38Z Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.