Google Maps - Histórico de rotas e locais visitados

O sistema de mapas mais conhecido do planeta está com uma nova ferramenta que tem feito a alegria de muita gente, mas também tem deixado muitas outras com o pé atrás com a grande Google. O que acontece é que o novo recurso permite que o usuário tenha acesso a um histórico de todos os locais e rotas já buscados por ele no Google Maps.

Quer saber como fazer isso? Fique aqui e descubra conosco:


Google Maps - Histórico de rotas e locais visitados
Fonte: makeuseof.com



Como funciona?

Tudo acontece através de um outro site chamado Location History Browser. Uma vez acessado o site, será mostrado na tela o mapa e várias opções. Na parte inferior temos as opções de histórico, de pausar o histórico e também uma espécie de card em vermelho com os locais que você mais visitou.

Clicando nesse card, serão listados tais locais assim como temos na parte superior esquerda da tela uma guia onde podemos fazer uma busca com filtros como ano, mês e dia.

Informações

Quando são acessadas as rotas em vermelho já usadas pelo usuário, muitas informações ficam disponíveis que variam desde o tempo em que a pessoa passou em tal lugar e o horário em que isso ocorreu.

Ainda é possível configurar essas informações com base no que você acredita ser mais relevante utilizando o ícone de uma engrenagem para acessar as configurações. Obviamente, também é possível excluir o histórico.

Vale lembrar que é importante estar logado numa conta da Google para poder ter acesso, afinal é através dela e dos dispositivos nos quais ela está conectada que a Google consegue "te rastrear".


Google Maps - Histórico de rotas e locais visitados
Fonte: tecmundo.com.br

A controvérsia

Um problema surgiu depois da oficialização desse novo recurso da Google, e está relacionado à questão da privacidade. Muitas pessoas, talvez iludidas por tanta coisa que vemos nos filmes e séries de televisão acham que a Google está passando dos limites com essa nova ferramenta.

Em contrapartida, temos pessoas que são completamente a favor do histórico, como por exemplo para lembrar o nome do local onde esteve em tal dia ou mês, lembrar um caminho que fazia entre muitos outros motivos.

A controvérsia tem tomado conta das redes sociais, mas a questão é "Será que isso é realmente um problema?"


Google Maps - Histórico de rotas e locais visitados
Fonte: lifehacker.com


Temos que pensar que é bem provável que a Google já nos rastreasse desde o início, afinal todos os nossos dispositivos hoje em dia contam com GPS, certo?

A diferença é que agora ela pode ter tornado isso disponível para todos os seus usuários que ainda contam com a opção de exclusão. Em suma, podemos dizer que se você não quer que sua localização seja gravada, basta não ligar o GPS do seu aparelho (ainda que a maioria das pessoas só o desligue para diminuir o consumo de bateria).

Além do mais, como poderíamos fazer buscas no Google Maps se não houvesse informações que a Google pudesse utilizar para construir um serviço de mapas? Se tudo fosse considerado quebra de privacidade?

Deixe você também sua opinião nos comentários. O que acha do recurso de histórico do Google Maps?
Google Maps - Histórico de rotas e locais visitados Google Maps - Histórico de rotas e locais visitados Revisado por Willian Carvalho em 2015-07-24T15:56:28Z Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.