Golpe virtual disfarçado de atualização do Windows 10

Escrito por Willian Carvalho em segunda-feira, 3 de agosto de 2015 | 11:00

A última semana foi uma das mais importantes para a Microsoft em muito tempo. O lançamento do Windows 10 desviou todas as atenções sobre o mundo da tecnologia para a empresa. E como todo grande evento em escala virtual-mundial, há possibilidade de grandes e pequenas farsas e fraudes.

Um bom exemplo disso é a Black Friday e os anúncios em vários sites ou até mesmo apps como o Instagram. A novidade agora é que um grupo disfarçado de atualização para o Windows 10 está pegando muita gente por aí, principalmente os menos antenados no que acontece no mundo da informática e tecnologia.



Golpe virtual disfarçado de atualização do Windows 10
Fonte: tudocelular.com


Como ele ataca?

Aproveitando-se de um dos recursos mais antigos da internet, o email que é recebido pelo usuário possui um arquivo compactado (zipado) com um suposto arquivo de instalação do Windows 10, de início pode parecer bobo mas junte isso ao endereço de email como "update@microsoft.com", a grande febre de atualização do sistema com o fato de a própria Microsoft ter tido que liberaria a atualização aos poucos.

O que ele faz?

O suposto arquivo instalador do Windows 10 (Win10Installer), quando baixado para o computador irá trancar o acesso de todos os dados do usuário através de criptografia. Uma vez feito isso, o usuário para a ser uma espécie de refém virtual com um prazo de 96 horas para realizar um pagamento para que tenha seus dados liberados e devolvidos.

Golpe virtual disfarçado de atualização do Windows 10
Fonte: tudocelular.com


Como era de se esperar, se a vítima não fizer o tal pagamento seus dados estarão perdidos de uma vez por todas. Mas o que eu faço para evitar cair nessa fraude?


Como evitar?

Para aqueles que estão mais antenados no dia-a-dia tecnológico pode ser uma possibilidade quase que remota cair num golpe desse tipo, principalmente com relação à Microsoft. Mas caso você não esteja muito ligado no que a empresa americana está fazendo nós diremos agora.

A atualização do Windows 10 não está sendo feita através de arquivo enviado por email. Já tentou enviar um arquivo executável por email?


Golpe virtual disfarçado de atualização do Windows 10
Fonte: info.abril.com.br


Se sim, certamente perceberá que não será possível, então se alguém enviou um arquivo desse tipo para você, com certeza tem algo errado.

A instalação do Windows 10, diferente das outras versões do sistema, está sendo feita através do próprio sistema do Windows de atualização (Windows Update). As mensagens aparecem para os usuários no momento em que a instalação é liberada.

Essa foi mais uma dica de segurança da internet, espero que tenha ajudado e tome cuidado com arquivos executáveis enviados por email, independente mesmo do Windows 10, mas como ele é o assunto do momento vale a pena ficar ligado e alertar aos que conhecemos também.


COMPARTILHE :
Deixe o seu comentário:
 
Copyright © 2013-. Guia Do Internauta